Há 49 anos, Reticências – Núcleo de Artes Cênicas, fundado por Marcus Vinícius Loureiro, vem desenvolvendo um trabalho dirigido ao público infantojuvenil.
Desde 1976, as montagens teatrais infantis trazem para o palco clássicos da literatura. . Os textos são sempre escolhidos cuidadosamente pelo grupo que optou, desde a sua fundação, por encenar espetáculos que aliem a beleza estética a uma proposta de reflexão. O objetivo é utilizar a magia do teatro como instrumento para a criança ter uma percepção mais crítica sobre o mundo em que vive, e também sensibilizar os adultos e ajudá-los a pensar o mundo que estão construindo.
Assim, em todas as montagens realizadas, é nítida a preocupação com a mensagem a ser transmitida. Em todos os espetáculos, há uma busca constante em levantar discussões sobre preservação da natureza, as relações sociais e a relação com o meio ambiente.
No repertório estão clássicos como “Tistu, O Menino do Dedo Verde”, “O Pequeno Príncipe”, “Mogli, O Menino Lobo”, além da montagem do único texto infantil escrito pelo autor português José Saramago; “A Maior Flor do Mundo”.
Ao longo da história, são 27 montagens e inúmeros prêmios como: