Há 42 anos Reticencias – Nucleo de Artes Cenicas, junto do seu fundador Marcus Vinícius Loureiro, vem desenvolvendo um trabalho dirigido ao público infanto-juvenil. Desde 1976, realizam montagens teatrais infantis e traz para o palco clássicos da literatura. Os textos são sempre escolhidos cuidadosamente pelo Grupo que optou, desde a sua fundação, por encenar espetáculos que aliem a beleza estética a uma proposta de reflexão. O objetivo é utilizar a magia do teatro como instrumento para que a criança possa ter uma percepção mais crítica sobre o mundo em que vive, e também sensibilizar os adultos e ajudá-los a pensar o mundo que estão construindo. Assim, em todas as montagens já realizadas é nítida a preocupação com a mensagem a ser transmitida. Em todos os espetáculos sempre busca levantar discussões sobre preservação da natureza, as relações sociais, a relação com o meio ambiente. No repertório estão clássicos como “Tistu, o Menino do Dedo Verde”, “O Pequeno Príncipe”, “Mogli, o menino Lobo”, além da montagem do único texto infantil escrito pelo autor José Saramago “A Maior Flor do Mundo”. Ao longo da história construiu um repertório com 27 montagens e inúmeros prêmios como o infantil “Tistu, O Menino do Dedo Verde”, que ganhou o prêmio de melhor espetáculo do ano em 1990, “A Maravilhosa Estória do Sapo Tarô-Beque”, que recebeu nove troféus João Ceschiatti – concedido pela Associação Mineira de Críticos de Teatro. Além dos prêmios de melhor espetáculo infantil pelas montagens “História sem pé nem cabeça” e “A Maior Flor do Mundo” (AMPARC / BONSUCESSO), entre outros. "O Teatro como instrumento de educação é um tempo interno de arte e saber". Esta filosofia sempre norteou os trabalhos do Grupo Reticências junto com Marcus Vinícius. No teatro para crianças, onde foi desenvolvido um dos mais importantes trabalhos de Teatro em Minas Gerais, tendo sido premiado diversas vezes. A variedade de fins do Teatro infantil é imensa, mas o principal é levar as crianças a mensagem de que o homem está no mundo para ser feliz e fazer felizes todas as outras pessoas a sua volta. O Bom Teatro para crianças (de todas as idades) objetiva divertir e advertir, formar e informar seu público, levando-o a uma análise quase inconsciente do que se passa a seu redor e até mesmo a reclamar melhor qualidade de vida, além de elevar seu grau de sensibilidade na exigência de um constante trato com a arte e a beleza e tornar o jovem um possível crítico e mesmo realizador. Nesta caminhada na produção de teatro para crianças, a prática mostrou que bons espetáculos, feitos com qualidade e inteligência tem resposta imediata do público que comparece em grande número e sempre retornam em produções assinadas por aquele que investiu nestas qualidades. Os motivos que nos levou a propôr este projeto foi o de continuar colaborando com a nossa cultura, através de espetáculos para o público infantil e infanto-juvenil, de forma que possa ajudá-los a elevar seu grau de sensibilidade, dando oportunidade ao maior número de pessoas a assistirem, aos espetáculos do Grupo Reticências (Soltando os Bichos, Feliz Cidade, De Olho no Clima, A Maior Flor do Mundo e Uma Aventura Saborosa).O projeto CIRCULAÇÃO DOS ESPETACULOS DO RETICENCIAS NUCLEO DE ARTES CENICAS, propõe mudanças na postura de indivíduos e grupos com relação aos ambientes natural e social, prevendo diversas ações práticas que levam à reflexão e à conscientização para os problemas ambientais emergentes. Acreditamos que um dos caminhos para a mobilização social quanto às questões ambientais é através da arte, principalmente através da linguagem lúdica e educativa que o teatro nos proporciona. Os espetáculos abordam temas como consumo consciente, poluição, preservação do patrimônio e cidadania, apresentando-os e discutindo-os de modo simples e bem humorado, atraindo crianças e adultos, contemplando-os com a magia e sofisticação dos cenários, figurinos e trilha sonora. TRABALHOS REALIZADOS 1976 / 1977 - “Lampiaço, O Rei do Cangão” de Walmir José |
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